O Brasil acaba de dar um grande passo nas pesquisas com células-tronco, ao comprovar a segurança da terapia celular contra uma doença pulmonar comum em trabalhadores de minas. Em estudos com ratos e camundongos, já concluídos, a equipe chefiada pelos professores e médicos Marcelo Morales e Patrícia Rocco, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas (IBCC), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiu impedir o desenvolvimento da silicose — uma inflamação no pulmão deflagrada pelo contato com o pó de sílica. Agora, depois do teste de segurança em cinco pessoas, eles poderão deflagrar um processo maior de avaliação da metodologia em humanos. “É um passo extremamente importante nesse tipo de pesquisa, que pode indicar uma terapia mais eficaz contra a doença”, comemora Morales.
Esse tipo de tratamento contra uma das doenças pulmonares mais antigas é inédito no mundo. Seu ineditismo está no uso da broncoscopia, que permite a injeção das células-tronco diretamente no pulmão. “Achávamos que esse procedimento seria perigoso para o paciente, mas os resultados mostraram que ele é extremamente seguro”, afirma Marcelo Morales. Os cientistas testaram, também, diversas outras maneiras de introduzir essas células mononucleares no pulmão. “Nenhuma delas, porém, foi mais eficiente que a broncoscopia”, afirma Partícia Rocco. Entre os métodos estudados está o intravenoso — o mais comum na terapia celular —, no qual as células são injetadas na veia do paciente. Morales explica que, quando as células caem na corrente sanguínea, elas se perdem no organismo e uma quantidade muito pequena chega ao alvo.
Leia a reportagem completa no link abaixo.
Fonte:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/10/17/cienciaesaude,i=218476/PESQUISADORES+ESTAO+PRESTES+A+INICIAR+TESTES+COM+CELULAS+TRONCO+EM+HUMANOS.shtml
E as células-folha? e as células-fruto? vai lá maquinho, sempre na vanguarda, se liga no papo^^
ResponderExcluirDescobre logo a cura dessa parada, pra eu fumar sem ninguém me encher o saco, hehe