quinta-feira, 3 de março de 2011

Interações Medicamentosas!! Um assunto sério.

Ao ingerir um medicamento, ele age de diversas formas no seu organismo. Aprenda algumas interações entre medicamentos ou entre eles, comidas e álcool.

Álcool X Diazepam
















As causas desta interação ainda não estão bem entendidas, os efeitos colaterais podem ocorrer quando é administrado diazepam, um benzodiazepínico, concomitantemente com bebidas alcoólicas ou alguns produtos que contenham álcool, tais como xaropes e elixires. Possíveis efeitos colaterais incluem sonolência, tonturas, visão turva, dor de cabeça e nervosismo. O aconselhável é que se evite o consumo de álcool quando tiver que tomar diazepam.


Saiba como isso acontece:



Fisiologicamente possuímos diversos neurotransmissores um desses é chamado de GABA (Ácido gama amino butírico), e em diversas partes do SNC (Sistema Nervoso Central) possuímos receptores deste neurotransmissor. O efeito do GABA fisiológico é inibir e deixar os neurônios em repouso, por abrir canais de Cl- (Cloreto), deixando o neurônio hiperpolarizado.
Esse Efeito fisiológico (normal) é aumentado ao ser usado um Benzodiazepínico, que tem, como mecanismo de ação, de ligar à sítios diferentes no receptor do GABA e assim potencializam o efeito inibitório do GABA. Ao se ligarem nos receptores, os benzodiazepínicos, aumentam a afinidade do GABA ao seu receptor, e assim, favorecem a abertura de canais de cloreto, realizando uma neurotransmissão inibitória. E com o uso do álcool, que age como um potenciador pois aumenta a afinidade do GABA ao seu receptor gerando um efeito potencializado quando usado juntamente com Diazepam aumentanto o efeito inibitório do GABA, causando sonolência, tonturas, visão turva, dor de cabeça e nervosismo. Em grandes doses pode causar depressão respiratória e parada cardíaca.



Serão postadas algumas interações por semanas. E de acordo com o que será definido, ainda postaremos algumas plantas medicinais usadas ou não como medicamentos fitoterápicos. Aguardem.


Entenda sobre medicamentos e seus efeitos seguindo o grupo Farmaconquest. Esperamos um feedback.


Fontes: www.drugdigest.org e diversos livros de Farmacologia.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20 de Janeiro - DIA DO FARMACÊUTICO


O papel do Farmacêutico


O papel do Farmacêutico n mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: SERVIR

Um serve à patria; o outro serve à humanidade, sem nenuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana o Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar uma receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.


Monteiro Lobato


Reflita meus amigos FARMACÊUTICOS somos de vital importância. Somos Servidores da humanidade.

FELIZ DIA DO FARMACÊUTICOS - 20 DE JANEIRO